quinta-feira, 5 de março de 2009

Qt, Postgis e QGIS

O Quantum GIS (QGIS) é um software com características promissoras. Primeiramente, é software livre, o que permite muita inovação nele. É escrito em C++, o que o faz superior à maioria dos outros softwares livres de processamento pesado em Java. E por fim, possui uma API aberta ao público em C++ e Python.

Atualmente estou trabalhando em um plugin para o QGIS cujo objetivo é melhorar a automação de Queries do Postgis através da geração de uma interface gráfica para elas automaticamente. A idéia veio de tentar dar ao Postgis algo como o Model Builder do ArcGIS, para gravar rapidamente os processamentos feitos e poder reaproveitá-los.

A idéia é guardar em um XML as informações de parâmetros necessários para um processo que será definido por uma query de PostgreSQL. O resto o script faz. Gera um botão no menu pro proceso, gera uma interface gráfica com campos para os parâmetros e apresenta os resultados em uma caixa de texto.

Dessa forma pode-se resolver problemas como: "Quais os nomes das cidades que tocam o polígono que eu acabei de desenhar?" com um único botão de menu já pronto pra isso.

Ainda falta um bocado de desenvolvimento, mas estarei trabalhando nisso por alguns dias.
Espero que fique bom o resultado. Com sorte resolverei meu problema de "como é que eu fiz daquela vez que eu fiz touch com select name from..." :D