segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Referências Bibliográficas perfeitas no OpenOffice e Word

Os usuários do Firefox podem contar com um grande auxílio na hora de buscar referências bibliográficas para suas pesquisas.

O plugin Zotero do Firefox permite que o usuário crie uma conta para armazenar suas referências no servidor do Zotero. Isso significa que em qualquer máquina que tenha o plugin instalado você terá acesso à todas as suas pastas com referências bibliográficas organizadas e formatadas.

Para a parte de pesquisa, o Zotero permite que durante a busca em sites como o Google Scholar sejam baixados os arquivos de referência no formato EndNote. Isso permite que durante a navegação o usuário armazene as referências diretamente dos sites de buscas. Além disso é mantigo o link para do artigo original, permitindo a sua leitura quando necessário.

Para a formatação no texto, o Zotero tem plugins para Microsoft Word e para o OpenOffice Writer. Ambos funcionam com a definição de estilos, que estão disponibilizados no próprio site do Zotero. Ficamos gratos aos desenvolvedores do estilo ABNT para o Zotero por facilitar muito nossas vidas.

Com isso o Zotero se mostra uma plataforma amigável para gestão de referências com software livre, tornando o OpenOffice um verdadeiro concorrente do Latex para produção científica.

Deixo publicado aqui também um modelo que deve atender aos padrões da Sociedade Brasileira de Computação.

Um comentário:

  1. Caro Maurício, venho trabalhando com um outro software gratuito muito bom que chama-se mendeley, integrado inclusive com o Zotero. Trás todas as facilidades do Zotero com uma interface melhorada, e não apenas inclusa em um navegador, possui plugins para word, openoffice e libreoffice, além de um plugin para importar artigos diretamente ao banco de dados. Fica então mais uma dica de software.

    ResponderExcluir